Uma das maiores autoridades em Psicologia Econômica no Brasil, a Dra. Vera Rita de Mello Ferreira (@psicologiaeconomica) tem compartilhado seu conhecimento e pesquisas sobre Psicologia Econômica e temas afins, com um enfoque voltado ao nosso cotidiano e como nos comportamos quando o assunto é finanças e consumo. Afinal, quando falamos do que compramos e como gastamos, estamos revelando mais sobre nós e nossas emoções do que podemos imaginar.
Em um vídeo de 24/11/19, a Dra. Vera faz alguns alertas sobre as armadilhas das “Black Friday” e “Black Week“:
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Toggle1. Não siga a multidão
Não é porque “todo mundo” compra nas Black Friday que você precisa comprar! O nome disso é “comportamento de manada”. Sua mãe tem toda razão quando diz que “você não é todo mundo”, portanto, não gaste com o que não precisa.
2. Valide os preços
Busque informações, faça comparativos. Nada de cair nas armadilhas do tipo “metade do preço” sem validar, isso pode ser a “metade do dobro”!? Existem aplicativos que fazem comparativos de preços ao longo do tempo, pesquise.
3. Cuidado com as parcelinhas
Uma compra aqui, outra ali, uma “parcelinha” agora, outra depois… no mês que vem você estará no vermelho, pois confiou na “cabeça”. Em meio às compras e correria de final de ano, “contabilidade mental” é um perigo.
4. Cuidado com o otimismo exagerado
Otimismo é bom, mas na hora errada pode atrapalhar – cuidado quando fizer o “planejamento das Black Friday”! Nada de subestimar os riscos, ou achar que o 13º vai resolver tudo. Defina um teto de gastos e o respeite, nem que para isso você tenha que esconder o dinheiro/cartão de você mesmo. Erros de planejamento podem acontecer, mas que sejam minimizados com uma visão realista das possibilidades.
5. Estratégias de marketing em alta
Estratégias de marketing estão sendo colocadas em potência máxima nesses dias… Apelos de todas as formas, para que sua percepção de ganho ou necessidade seja maximizada (e talvez ela nem exista verdadeiramente). Aquelas placas com preços antigos, riscados e a metade ou menos em seguida, estimulam a resposta por impulso – pela ilusão de um ganho imediato significativo.
Conclusão
Enfim, só vá às compras se realmente necessitar! Comprar para “aproveitar” o desconto é usar mal seus recursos, melhor aproveitar rendimentos de um bom investimento!
Em tempos de tentações, fique atento e não permita que o “marketing” faça as escolhas para a sua vida, mantenha o foco nas suas necessidades e invista nos seus planos, afinal, você é único(a) e não precisa fazer igual a ninguém.

Acredito que qualquer pessoa pode aprender sobre finanças e, mais do que números, me conecto com histórias reais de superação. Valorizo o contato genuíno e entendo que, no fim, são as pessoas que fazem a diferença. Na MRServiços, preferimos gente ao invés de máquinas, porque sabemos que o verdadeiro sucesso está em entender e ajudar cada cliente a alcançar seus objetivos financeiros.
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